quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

CHÁ DE CAMOMILA PODE CURAR A GRIPE E MUITO MAIS








Como é lindinha a planta da camomila, com flores pequeninas por toda a suas árvores.
seu nome científico é (Matricharia camomillla) é da família composta.
è conhecida também por outros nomes :Matricária,Camomila dos alemães, a planta chega a ter 60 cm de altura com flores nas pontas das suas hastes.há também a Camomila Romana que uma planta rasteira com flores maiores e amarelas.E serve para...
Utilização e receitas-


Chá- Por  muito tempo,muitas  pessoas que se sentiam doentes ou estressadas tomavam o chá de camomila como um remédio . Agora,recentemente  pesquisadores na Inglaterra descobriram novas evidências que esse chá de camomila alemã  pode realmente ajudar a aliviar uma grande variedade de indisposições de saúde, incluindo gripes ,cólicas menstruais,diarreia,náuseas,problemas renais, insônia,má digestão, febres.
O chá deve ser feito com 10 a 15 gramas de planta seca para um litro de água e deve ser tomado na dose de 4 a 5 xícaras por dia para causar um bom resultado, esse procedimento deve ser repetido por pelo menos 5 dias.


Compressas- Utiliza-se em feridas, hemorroida, inflamação dos olhos, para clareara pele e olheiras.
a compressa deve ser feita como um chá um pouco mais forte para fazer valer os benefícios externos,no caso de utilizar na pele do rosto para clarear deixe o chá gelar bem e aplique, para as olheiras também.Esse chá  também pode  ser utilizado para clarear os cabelos, para aliviar dores de gota.

Óleo-Excelente  para  auxiliar no tratamento das dores reumáticas , ciática,dores de ouvido, nevralgias.
 Da seguinte maneira, pode-se extrair o óleo em um recipiente de louça ou esmaltado , uma colher de flores e uma xícara de óleo de amêndoas ou  de oliva, mantenha em banho maria em fogo baixo por 3 horas, deixe esfriar bem e coe em tecido limpo,e utilize em assaduras,queimaduras por sol,em dores ciáticas, reumáticas,pancadas.


Sabor amargo doce-

Receitas-

1-Para acalmar dores intestinais-
coloque  1 colher de flores em 1 xícara de café com água quente, cubra, coe após 5 minutos , coloque i colher de mel e uma rodela de limão com casca bem lavado,tome 3 xícaras por dia

2-Antigripal
Coloque 20 gramas de flores em um litro de água fervente e deixe em infusão por 10 minutos, coe e beba 3 xícaras por dia.

3-Par digestão difícil
1 colher de flores de camomila
1 colher de flores de hortelã
coloque em uma xícara de água fervente, tampe por 10 minutos, beba bem morno após as refeições.

4-Para dores reumáticas e localizadas
Leve ao fogo em uma panela de louça, vidro ou esmaltada 1/4 de litro de azeite de oliva com 50 gr de flores de camomila , e 20 gr de Cânfora, deixe em banho maria por uma hora,  deixe esfriar coe em gaze  esprema bem e utilize


Magia da planta
Planeta: Sol
Elemento: Água
- Usado em encantamentos e em rituais de prosperidade. 
- Estimula o sono. 
- O chá acalma e tranquiliza, pode ser muito útil quando você precisar se concentrar estiver sentindo raiva ou agonia. 
- Lavar o rosto e as mãos com camomila dizem que  atrai  o amor. 
- O banho da camomila dá profunda sensação de repouso e faz uma limpeza completa em sua pele. Para aproveitá-lo ainda mais, umedeça dois chumaços de algodão na água do banho e coloque-os sobre os olhos; eles ficarão claros e brilhantes.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Chá-mate faz secar até 4 kg Pesquisa comprova que com um 1 litro por dia de chá-mate você emagrece!




O chá mate virou novamente uma bebida da moda
foi a grande atração do último globo repórter sobre plantas e divulgaram as suas propriedades terapêuticas.


Chá-mate faz secar até 4 kg
Pesquisa comprova que com um 1 litro por dia de chá-mate você emagrece!Chá-mate faz secar até 4 kg
Pesquisa comprova que com um 1 litro por dia de chá-mate você emagrece!Quente ou gelada, a bebida acaba de ser "descoberta" pela ciência como poderoso aliado de dietas. Quem garante é a professora, nutricionista e doutora em ciências dos alimentos Sandra Soares Melo, da Universidade do Vale do Itajaí, Univali.
Comprovado!


Ao lado de outros colegas, durante 35 dias a pesquisadora submeteu dois grupos de ratos - que possuem características fisiológicas parecidas com as do ser humano - a uma dieta rica em gorduras (do mesmo tipo contido em biscoitos e bolachas) para, depois, alimentar apenas um dos grupos com chá-mate.


O resultado? Os ratos que receberam o mate não só perderam peso como apresentaram redução de gordura no fígado. "Isso ocorre porque a erva tem cafeína, que promove a quebra de gordura no organismo. Além disso, também tem ação antioxidante, que expulsa substâncias tóxicas do nosso corpo", explica a pesquisadora.


Prepare seu chá


A nutricionista Sandra Soraes Melo ensina como preparar 1 litro de chá, quantidade que você deve ingerir por dia. O produto pronto, à venda no mercado, também funciona. A diferença é que esses chás são adoçados com sacarose ou adoçante e têm conservantes químicos.


· Esquente bem 1 litro de água
· Despeje a água quente sobre 110 g da erva
· Deixe em infusão por cerca de 15 minutos e coe.
· Não coloque açúcar.


Atenção: tome o chá quente ou frio, desde que em até 24 horas. Depois, ele perde as propriedades.


*Quando consumir


Beba o chá no café da manhã, no lanche da manhã, uma hora após o almoço e no lanche da tarde, sempre um copo grande e cheio. Ingerir a bebida junto com a comida reduz a absorção de vitaminas e minerais do chá pelo organismo. Se sofrer de insônia, não tome o mate depois das 17h, pois a erva contém cafeína, um estimulante natural. 
*Grávidas também devem evitar o
consumo
 Colesterol
Quente, gelado, com canela ou limão. O chá mate, conhecido por todos como uma bebida refrescante, foi a fonte de inspiração de uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina, que constatou que consumir três doses diárias (aproximadamente 300 ml cada ou quase 1 litro por dia) é capaz de diminuir em 13% as taxas de colesterol ruim, o LDL, e aumentar a de colesterol bom, o HDL. 


Essa ação foi observada em amostras de sangue de 100 voluntários que incluíram a bebida no cardápio durante 60 dias. Os pesquisadores explicam que isso se dá porque algumas substâncias presentes na erva mate, como alcaloides e os glicídeos, funcionam como uma espécie de detergente que reage com os ácidos biliares, impedindo a absorção da gordura pelo intestino.  


Saiba mais


Os pesquisadores acreditam que os princípios ativos da erva mate não ajam apenas nos sais biliares, mas inibam também a atividade da lipase, uma enzima secretada pelo pâncreas que está envolvida na digestão de gordura. 


Ainda serão necessárias outras pesquisas sobre o assunto, mas os pesquisadores vêem com bastante entusiasmo os primeiros resultados.



Análises e estudos sobre a erva-mate têm revelado uma composição que identifica diversas propriedades nutritivas, fisiológicas e medicinais no produto, o que lhe confere um grande potencial de aproveitamento. O mestre em botânica Renato Kaspary em publicação de 1991 sobre erva-mate e Eunice Valduga, em dissertação para obtenção do grau de mestre (95), trazem várias informações a respeito.
Na constituição química da erva-mate, aparecem:
Alcalóides (cafeína, metilxantina, teofilina e teobromina), taninos (ácidos fólico e cafeico), vitaminas (A, Bi, B2, C e E), sais minerais (alumínio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês e potássio), proteínas (aminoácidos essenciais), glicídeos (frutose, glucose, rafinose e sacarose), lipídeos (óleos essenciais e substâncias ceráceas), além de celulose, dextrina, sacarina e gomas.
Assim, considera Kaspary, "a erva- mate é considerada um alimento quase completo, pois contém quase todos os nutrientes necessários ao nosso organismo".
Também é extenso o rol de propriedades terapêuticas da erva-mate, de modo especial em razão da presença de alcalóides, como a cafeína, na sua composição.
Destaca-se principalmente que o mate é estimulante da atividade física e mental, atuando beneficamente sobre os nervos e músculos eliminando a fadiga. Observa-se também que estimulante do mate é mais prolongada que a do café, sem deixar efeitos colaterais ou residuais como a insônia e irritabilidade. Por outro lado, o chimarrão atua sobre a circulação, acelerando o ritmo cardíaco e harmoniza o funcionamento bulbo-medular. Age também sobre o tubo digestivo, facilita a digestão e favorece a evacuação e mictação. É considerada ainda um ótimo remédio para pele e reguladora das funções do coração e da respiração, além de exercer importante papel na regeneração celular.
O chimarrão, segundo institutos de pesquisas internacionais, é um tônico estimulante do coração e do sistema nervoso: elimina os estados depressivos, conferindo ao músculo maior capacidade de resistência a fadiga, sem causar efeitos colaterais. Após estudos realizados sobre os efeitos fisiológicos exercidos pela erva-mate concluíram: O emprego da infusão aumenta as forças musculares, desenvolve as faculdades mentais, tonifica o sistema nervoso, regulariza e regenera as funções do coração e respiração, facilita a digestão e determina uma sensação de bem estar e vigor no organismo, sem acarretar depressões ou qualquer efeito colateral no organismo, como a insônia, palpitações ou agitações nervosas provocadas por outras bebidas similares, permite como bom alimento (natural) que sejam suportadas as fadigas e a fome.
A erva-mate contém altas proporções de vitamina E, efetiva na regulação das funções sexuais, além de ser um elemento indispensável para a pele.
As análises feitas com as folhas de erva-mate mostram que esta planta possui vitaminas, aparecendo em maior escala as do complexo B; possui também cálcio, magnésio, sódio, ferro e flúor, minerais indispensáveis a vida.
O chimarrão é rico em ácido pantotênico, encontrado em menor escala na tão propalada geléia real das abelhas, muito procurada pelas características medicinais que possui.



Postagem em destaque

COMO FAZER E USAR AS ÁGUAS AROMATIZADAS NA SAÚDE

Água aromatizada  mantem  o corpo hidratado. Uma delícia para quem tem  dificuldade em beber água sem um sabor  e acab...