domingo, 31 de março de 2013

COMO USAR O PODEROSO ALHO EM CURAS E PREVENÇÕES DE SAÚDE



O alho é utilizado desde a antiguidade como remédio, sendo usado no Antigo Egito na composição de vários medicamentos. Suas propriedades antimicrobianas e os seus efeitos benéficos para o coração e circulação sanguínea já eram valorizados na Idade Média. Possui um ótimo valor nutricional, possuindo vitaminas (AB2B6C), aminoácidosadenosinasais minerais (ferrosilícioiodo) eenzimas e compostos biologicamente ativos, como a alicina. O alho costuma ser indicado como auxiliar no tratamento de hipertensão arterial leve, redução dos níveis de colesterol e prevenção das doenças ateroscleróticas. Também se atribui ao alho a capacidade de prevenir resfriados e outras doenças infecciosas, e de tratar infecções bacterianas e fúngicas.
Uma pesquisa in vivo feita recentemente pela Universidade de Brasília e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária de Hortaliças (Embrapa Hortaliças), em 2010, mostra que o alho pode contribuir para a redução do infarto agudo do miocárdio.

Como utilizar 
Os dentes de alho podem ser usados inteiros, amassados ou em lâminas, dependendo da intensidade de aroma e sabor que se queira dar ao prato. O dente inteiro permite que o alho seja eliminado, o que deixa a preparação mais suave. O uso de espremedor é a forma mais comum de esmagar o alho, que também pode ser amassado com a faca, pressionando-se a lâmina na parte mais larga do dente. Para picar o alho, descasque os dentes e corte-os em tiras no sentido do comprimento. Em seguida, corte na largura, fazendo movimentos de balanço com a faca.




Receita 1
Chá de Alho
um dente de alho
uma xícara de água
uma colher de mel

Modo de Preparo:
Amasse o alho e acrescente uma colher de mel em uma xícara. Enquanto isso, deixe a água em ponto de fervura. Depois despeje a água sobre o alho de deixe em tampado por cerca de dez minutos.
Posologia

O ideal é beber antes de se deitar.
Precauções
Crianças de até três anos não devem ingerir, bem como pessoas com gastrite e úlcera, hipotensão (pressão baixa) e hipoglicemia (baixa concentração de açúcar no sangue).
Também não utilizar em casos de hemorragias e com medicamentos anticoagulantes
Em excesso pode causar desconforto gastrointestinal

Receita 2-
Ingredientes:
2 copos de água
1 limão
- Corte o limão em quatro, com casca e tudo, descasque o alho e leve-os à panela com a água.
- Deixe no fogo até levantar fervura e desligue. Tampe a panela até amornar e coe o líquido para beber.
Nota: pode tomar puro, com açúcar ou adoçante
Utilidades Medicinais
Ácido úrico - Tomar "água de alho": Amassar 1 dente de alho e deixá-lo de molho em 250 ml de água, durante 5 horas. Coar e tomar 2 vezes ao dia.
Adenite (anasarca, barriga d'agua, câncer, catapora, doenças do coração, excesso de colesterol, gripe, íngua, pus, varizes, xeroftalmia) - Saladas cruas com cebola, temperadas com alho, limão e salsa.
Angina do peito (impotência sexual, tifo) - Nas refeições do paciente deve estar incluído o alho.
Arroto - Amassar 3 dentes de alho e deixá-los de molho durante 5 horas. Tomar 4 colheres (sopa) após as refeições.
Aterosclerose / arteriosclerose (hipertenção arterial, perda da memória) -Óleo de alho. Tomar 3 cápsulas ao dia. 
Broncopneumonia - Amassar 4 dentes de alho, adicionar 100 ml de suco de limão e 30 gotas de própolis. Tomar 3 colheres (sopa), 3 vezes ao dia. 
Catarro - Bater no liquidificador 3 cebolas médias, 4 dentes de alho, suco de 3 limões e um pouco de sal. Coar acrescentar 20 gotas de própolis. Tomar 3 colheres (sopa), 4 vezes ao dia.
Cólera - Amassar 2 dentes de alho, deixá-los de molho durante 3 horas. Tomar 3 xícaras ao dia. Incluir alho cru nas refeições. 
Coriza - Amassar 3 dentes de alho e deixá-los de molho durante 6 horas. Tomar 3 xícaras ao dia. Acrescentar 20 gotas de própolis a cada xícara. 
Depurativo do sangue (estresse / esgotamento) - Amassar 3 dentes de alho e deixá-los de molho durante 6 horas. Tomar 3 xícaras ao dia. 
Derrame cerebral - Amassar 3 dentes de alho e deixar de molho por 2 horas. Tomar a água de alho 30 minutos antes do almoço.
Diabete (difteria) - Amassar 3 dentes de alho e deixar de molho durante 5 horas. Diariamente, tomar 4 xícaras da água de alho. 
Escarros de sangue (expectoração) - Bater no liquidificador 2 cebolas médias, 2 dentes de alho e juntar o suco de 2 limões. Adicionar azeite de oliva, sal e 20 gotas de própolis. Coar e tomar 2 colheres (sopa) a cada hora. 
Febre - Amassar 3 dentes de alho médios e deixá-los de molho por 6 horas. Diariamente, tomar 4 xícaras da água de alho. 
Frieira (verrugas) - Amassar 3 dentes de alho e deixar de molho durante 5 horas. Lavar as partes afetados, friccionando-as, com a água de alho. 
Hemiplegia - Amassar 2 dentes de alho, adicionar o suco de 1 limão. Tomar 2 vezes ao dia. Usar óleo de alho. Tomar 3 cápsulas ao dia. 
Hidropsia (hipertenção arterial, inchação / inchaço) - Tomar água de alho. Amassar 3 dentes de alho e colocá-los de molho em 400 ml de água durante 6 horas. Coar e beber 1 xícara de 3 em 3 horas. Incluir na alimentação acompanhando saladas de verduras. 
Impingem - Amassar 3 dentes de alho e deixá-los de molho durante 6 horas. Lavar as feridas com a água de alho várias vezes ao dia. E recomendável aplicar primeiramente numa pequena região e observar se surge alguma reação alérgica. 
Infarto do miocárdio - Amassar 3 dentes de alho, deixá-los de molho por 2 horas num copo d'água. Tomar 3 xícaras ao dia. 
Inflamação da bexiga - Amassar 5 dentes de alho médios e deixá-los de molho em água e suco de limão. Tomar 250 ml, 2 vezes ao dia. 
Insônia - Amassar 1 dente de alho e deixar de molho em 250 ml de água durante 6 horas. Tomar a água de alho durante o dia, dividida em 2 porções.
Malária - Tomar água de alho. Amassar 5 dentes de alho e deixar de molho durante 6 horas. Coar e beber, 6 vezes ao dia. Utilizar alho cru nas refeições. 
Otite (doenças do ouvido) - Fritar 2 dentes de alho em 2 colheres das (sopa) de azeite de oliva. Embeber um pedaço de algodão no azeite ainda morno e usá-lo para tamponar o ouvido. 
Pleurisia - Suco combinado de agrião, alho, cebola e limão. Bata todos os ingredientes no liquidificador com um pouco de água, tempere com sal e azeite de oliva. Tomar 3 xícaras ao dia. 
Remover calos - Amassar 3 dentes de alho e deixar de molho durante 6 horas. Fazer fricções locais. 
Resfriado - Bater no liquidificador 4 dentes de alho, 2 cebolas pequenas juntamente com o suco de 4 limões. Coar e temperar com azeite de oliva e sal. Tomar 3 colheres das de sopa a cada hora. Acrescentar 5 gotas de própolis para cada colher. 
Rinite (sinusite) - Torrar 6 dentes de alho, inalar a fumaça e deixar que a coriza escorra, esvaziando as cavidades da face. 
Sarna - Água de alho. Macerar 4 dentes médios, acrescentar 250 ml de água e lavar as regiões atingidas 2 vezes ao dia. 
Sífilis - Nas refeições principais, acrescentar 3 dentes de alho. 
Tinha - Macerar 3 dentes médios, acrescentar 250 ml de água e lavar as regiões atingidas 2 vezes ao dia. 
Unheiro - Amasse 6 dentes de alho, aqueça-os em azeite de oliva e faça compressa local. Cubra com uma gaze e deixe agir durante 15 minutos. Aplicar 2 vezes ao dia. 
Varíola - Tomar "água de alho": Amassar 3 dentes de alho e deixá-los de molho em 250 ml de água, durante 5 horas. Coar e tomar 2 vezes ao dia. 
Verminose - Amassar 6 dentes de alho (médios), acrescentar 300 ml de leite e ferver. Coar e tomar 3 vezes ao dia. Ingestão de argila diluída em água de alho.



2 dentes de alho

Asma - Amassar 4 dentes de alho, adicionar o suco de 2 limões e 15 gotas de própolis. Tomar 3 colheres (chá) 4 vezes ao dia. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

COMO FAZER E USAR AS ÁGUAS AROMATIZADAS NA SAÚDE

Água aromatizada  mantem  o corpo hidratado. Uma delícia para quem tem  dificuldade em beber água sem um sabor  e acab...